top of page

Maestro

Tiago Oliveira Pereira​

​

Tiago Oliveira Pereira nasceu em Agosto de 1987. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na escola de música da Academia Musical Arazedense onde estudou Tuba, ingressando na banda, da mesma academia, em 1998.

No ano seguinte, prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, terminando no ano lectivo 2007/2008 as disciplinas de Formação Musical, Classe de Conjunto e Tuba (18 valores), na classe do professor Vítor Manuel Alho Gonçalves, concluindo com o professor Nuno Miguel Amaral Costa. Ingressou, no ano lectivo 2008/2009, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o curso Licenciatura em Tuba na classe do professor Filipe Queirós. Como Tubista tem participado em vários "Master Class" com professores de renome Nacional e Internacional, nomeadamente: Sérgio Carolino, Avelino Ramos, Pedro Vasquez, Eduardo Nogueroles Bermundez, Robert Tucci, Michael Lind, entre outros.

Integrou em vários "Workshop" de aperfeiçoamento musical dirigido a instrumentistas de bandas filarmónicas e no "Workshop Tentar Tocar Jazz" dirigido por Adelino Mota e Aurélio Vieira Lino.

Participou em vários estágios de orquestra, dos quais se destacam a Orquestra Juvenil do Centro onde obteve formação na área do Jazz com os formadores Paulo Perfeito e António Ferro, a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários orientado pelo Maestro José Manuel Ferreira Brito, e, foi escolhido para participar no estágio da Oj.com – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, sob a direcção artística do Maestro Nicholas Kok.

Tocou a solo com a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro em 2011. Tem colaborado, através da Universidade de Aveiro, com a Orquestra "Filarmonia das Beiras".

Como professor, lecciona desde 2008, o instrumento Tuba na escola de música da Academia Musical Arazedense, desde 2009 na escola de música da Filarmónica Vaguense, e desde 2010 na escola de música da Banda Sinfónica de Aveiro "Banda Amizade".

Tem trabalhado com vários maestros de renome Nacional e Internacional, nomeadamente: António Saiote, Luís Carvalho, Luís Cardoso, Ernst Schelle, António Vassalo Lourenço, entre outros. Assumiu a direcção artística da filarmónica da Academia Musical Arazedense (AMA) em Agosto de 2011.

bottom of page